quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Rein Bock Take 2!


22 de janeiro de 2009, era hora de aperfeiçoar a receita da Rein Bock. Agora com mais recursos, mais insumos e mais experiência.
Com uma variedade de malte a mais, começa a brassagem.
Com a conversão em açúcares fermentáveis e não fermentáveis, o mosto começa a ganhar uma bela cor.
Na hora da lavagem do malte, a cerveja já estava com uma cor bem próxima ao planejado.
As duas variedades de lúpulo, sem mudanças em relação à primeira receita, mas agora um pouco menos, para diminuir levemente o amargor.
A fervura, a todo vapor, exalando aromas muito agradáveis. Pode-se ver partes do lúpulo na superfície.
Agora com outra levedura da família das lagers, a fermentação e dia 5 de fevereiro foi para a maturação.
Maturou por um longo tempo, quase 3 vezes o tempo planejado, por falta de garrafas. Mas na verdade, maturando a 0 grau, a cerveja só evoluiu com esse tempo. Dia 2 de junho, foi engarrafada. Incrível com o tempo passou.
O resultado foi uma cerveja bem dentro do planejado, tirando a porcentagem de álcool, bem equilibrada, realmente um orgulho. Na próxima, um pouco mais de álcool para enfim, tudo ficar dentro dos planos.






Rein Bock
(Take 2)
5,5% apv
ibu 33
Lote 18: 29x600ml




Espuma média, cremosa, com bolhas, bege e duradoura. Líquido claro e borbulhante, coloração avermelhada escura, levemente cobre. Aroma médio de malte, com notas de caramelo, toffee, leve tostado e cereais, aroma leve de lúpulo e médio de levedura. Leves notas também de framoboesa, madeira e temperos. Sabor com longa duração, dentro do aroma, com levíssimo adocicado e amargor bem presente. Carbonatação média, final duradouro e amargo.

Cheers!

Nenhum comentário: