quinta-feira, 10 de junho de 2010

Rein Rauchbier! Take 1!


Dia 6 de novembro de 2009 já estava ansioso para colocar em prática o plano de fazer a delícia da cerveja defumada. Baseado em minhas experiências após ter degustado dois exemplares nacionais fantásticos e em um exemplar alemão bem intenso, projetei uma receita que ficaria mais ou menos dentro do que eu achei de melhor dentre todos os exemplares.


Selecionei os maltes e o destaque foi para o malte de cevada defumado, inédito nas produções. Durante a brassagem o aroma estava fantástico. As notas defumadas eram perceptíveis, mas senti que poderia aumentar a presença do malte defumado. Os lúpulos foram selecionados, sendo duas variedades e aplicados durante a fervura.

Após 5 dias de fermentação, as amostras estavam bem interessantes.

Após 45 dias de maturação, como manda a tradição das lagers, que são acondicionadas e maturadas por longos períodos a temperaturas baixas, a cerveja foi engarrafada.

O resultado foi uma surpresa. Uma cerveja bem equilibrada, muito saborosa e bem dentro do estilo, apenas com o teor alcoólico levemente acima. Apesar da bela presença do malte defumado, dá pra aumentar sua quantidade, aumentando um pouco sua presença. Certeza no próximo take.
Espuma média, cremosa, bege clara e duradoura. Coloração marrom clara, levemente nublada. Borbulhante. Aroma predominante de malte, com notas defumadas, de palha e leve tostado. Leve lúpulo com notas florais. Sabor assim como o aroma, com boa presença de malte defumado, com duração média e amargor moderado. Final duradouro, amargo e seco. Carbonatação média.

Cheers!

Nenhum comentário: