No dia 7 de junho de 2008, já com maior variedade de maltes, lúpulos e leveduras, pude começar a experimentar os estilos que eu mais gostaria de representar no país. Novamente por ser muito fã de rock and roll e inglaterra, escolhi um estilo que, além de legitimamente britânico, foi amor a primeira golada, antes até de toda a reviravolta cervejeira na minha vida.
O estilo era o Brown Ale e seria um bom desafio, já que há poucos exemplares como referência comercializados no país, mas estudando bem o estilo, pude montar uma receita.
Ao mesmo tempo, já ia pensando em alguns melhoramentos no equipamento, tanto para aperfeiçoar as cervejas como para aumentar a capacidade.
Segui separando os tipos de malte para a moagem, coisa que dá um certo trabalho.
Após a moagem e a preparação do equipamento, comecei a brassagem, seguindo as temperaturas adequadas ao estilo.
Com o tempo e com as diferentes temperaturas, a cerveja ia ganhado mais açúcares e uma cor incrível. Nessa brassagem, um upgrade no equipamento, um termometro digital, para facilitar o trabalho.
Após a fervura, separei os lúpulos para a cerveja. Também com um upgrade, uma balança digital com boa precisão para as quantidades devidas. Lúpulos de amargor e aromáticos.
Então o fermento foi inoculado a cerveja colocada para fermentar, ainda a temperatura ambiente. Felizmente as temperaturas ambientes não variaram muito da meta.
No dia 15, coloquei a cerveja para maturar. Estava com ótimo aroma e uma bela cor.
No dia 29, engarrafei e algumas semanas depois estava pronta. O resultado foi bem interessante, mesmo sem patamar de comparação, mas a cor estava um tanto acima do limite. Meu objetivo era uma cor entre avermelhada e marrom.
A cerveja ficou melhor que as anteriores e com um aroma e sabor bem agradáveis e uma bela espuma cremosa, na medida do estilo.
Espuma pequena, cremosa, bege, não muito duradoura e coloração marrom bem escura. Aroma de malte leve, notas de caramelo, chocolate e café com leve lúpulo. Sabor seguindo o aroma, com longa duração e amargor moderadamente alto. Leve carbonatação com um final duradouro e amargo.
A seguir, um pouco mais sobre o estilo Brown Ale.
Cheers!

Nenhum comentário:
Postar um comentário