Era hora então de fazer uma Pilsen, legítima, com mais sabor, mais amargor, uma cerveja de personalidade, não como as cervejas industriais que estamos acostumados, que tecnicamente não são Pilsen, mas sim, uma lager padrão ou uma Standard American Lager.
No dia 5 de julho de 2008 estava tudo pronto para estrear o estilo. Umas 8 horas de muito trabalho com ela e felizmente tudo correu como previsto e mandei a cerveja para o fermentador, com uma boa oxigenação.
Um dos maiores trabalhos, sempre, manter tudo muito limpo e sanitizado.
Apesar de ser uma cerveja mais simples, em matéria de receita, é uma cerveja muito mais complicada de se fazer. O problema maior está após o começo da fermentação.
Fermentou até dia 20 de julho. Infelizmente, ainda não tinha uma geladeira dedicada a fermentação e o grande problema com as leveduras lager é a baixa temperatura de fermentação. Felizmente estava meio frio e ainda usei muito gelo para manter.
Dia 6 de agosto, estava ansioso para engarrafar e depois aguardar mais alguns dias para ver como ficou.
Estava com um belo amargor e com um aroma muito bom de lúpulo e malte. Faltava mais alguns ajustes e uma melhor fermentação e maturação, mas era o caminho certo.
Rein Pilsen
(Take 1)
5,5% apv
ibu 34
Lote 6: 10x600ml
Espuma grande, cremosa e branca. Coloração dourada, meio nublada. Aroma presente de malte com notas de pão, cereais e de lúpulo com notas florais. Sabor seguindo o aroma, com uma presença maior do lúpulo e também uma presença da levedura. Amargor bem presente. Final duradouro, amargo e seco.
Breve, mais sobre o estilo.
Cheers!





Nenhum comentário:
Postar um comentário