
WEIZEN. Um estilo de origem alemã, em que o trigo é um destaque da cerveja. Há também cervejas de trigo de origem belga. O estilo de origem alemão é uma especialidade da região da Bavária, muito provavelmente, desde os primórdios da cerveja. De grande popularidade e consumo na Alemanha, é considerada atém como alimento, mas não só o estilo, mas a cerveja sim si. Em 23 de abril de 1516, foi criada a lei de pureza alemã (Reinheitsgebot) onde se definiu os únicos ingredientes de uma cerveja, como uma padronização. Eram permitidos apenas o malte, o lúpulo e a água. Não foi incluída a levedura pelo fato da falta de conhecimento científico. Mais tarde, foi incluída também a levedura, que é na verdade o que transforma o “suco de cevada” temperado com lúpulo, em cerveja.
A cerveja Rein Weizen, segue o sub-estilo Weizen/ Weissbier, dentro do estilo German Wheat and Rye Beer, segundo o BJCP, que possui algumas características como porcentagem alcoólica entre 4,3 e 5,6% e faixa de amargor de 8 a 15 ibu*. Os outros sub-estilos são: Dunkelweizen, Weizenbock e Roggenbier (German Rye Beer). Há também uma variação do sub-estilo Weizen/Weissbier, chamada Kristallweizen, que é filtrada, retirando a levedura que deixa a cervja tipicamente turva.
Da família das Ales, de fermentação de superfície (ou alta fermentação), é criada artesanalmente com uma com- binação de maltes importados, com destaque para o malte de trigo e a levedura típica da cervejas de trigo, que deixa um sabor bem agradável de banana, cravo, chiclete e malte. É uma cerveja amarela intensa, meio dourada, grande espuma cremosa. Encorpada, suave, agradável e refrescante teor alcoólico mediano, levemente amarga e ácida, mantendo um equilíbrio interessante.
Enfim, uma cerveja Ale, com bela coloração amarela, suave, saborosa, levemente amarga e refrescante.

A faixa de temperatura mais recomendada para se degustar a Rein Weizen é de 7 a 10°C.
O copo mais apropriado para uma melhor desgustação, realçando a espuma e os aromas de uma Weizen/Weissbier é: Weizen Glass, na falta, basta utilizar um parecido.
Harmoniza muito bem com aves (frango assado), carnes (lombo defumado, salsicha e lingüiça de porco), comida mexicana, chinesa, peixes e frutos do mar (camarão frito, atum, truta, peixe frito, lagosta), saladas e claro, queijos (brie e camembert). Também com sobremesas como torta de limão.
última produção: Lote 29 - Take 6 - apv 5,4% - ibu 10 - 30x600ml
ingredientes: água mineral, maltes de cevada, malte de trigo, trigo e lúpulos.
Cheers!
*ibu é uma unidade internacional de medida de amargor; para ter idéia, a lager conhecida como Pilsen no Brasil, possui ibu de 8 a 15.

Nenhum comentário:
Postar um comentário