Era dia 21 de junho de 2008 e estava pronto para uma nova cerveja. Já estava muito interessado em fazer uma cerveja de trigo, por gostar muito do estilo e também para mudar um pouco de escola, pois até então, tinha feito somente cervejas da escola inglesa.
Agora com um novo upgrade, mais uma boca de fogão de alta pressão para auxiliar na produção, chegou a hora de fazer um estilo da escola alemã.
O estilo seria o Weissbier ou Weizen, um estilo muito interessante, com ótima aceitação no Brasil. Inclusive, acho que esse estilo foi o que começou a abrir a cultura cervejeira no Brasil.
Por volta do meio dia, horário não muito interessante para se começar uma brassagem, comecei a separar os maltes para a moagem.
Com uma receita particular, baseada em algumas outras receitas, comecei a brassagem e felizmente, tudo correu como eu gostaria. Temperaturas adequadas e ainda, fazendo meia receita.

Após a fervura e o resfriamento a cerveja pronta para o fermentador.
E a levedura adequada ao estilo, pronta para ser rehidratada.
No dia 2 de julho, a cerveja foi para o maturador e dia 17 foi engarrafada.
Para primeira cerveja do estilo, posso dizer que ficou gostosa e bem interessante, só restando apreciar. Mas, precisava de um aperfeiçoamento para alcançar o que eu tinha em mente.

Rein Weizen
(Take 1)
4,8% apv
ibu 26
Lote 5: 13x600ml
Espuma grande, branca e duradoura. Coloração dourada e turva. Aroma leve de malte, médio de lúpulo, leve de álcool e maior da levedura, com notas de chiclete, cravo e frutas secas. Sabor seguindo o aroma, com duração média, leve ácido, leve azedo, amargor moderado. Carbonatação moderada, final duradouro e levemente seco.
Breve, um pouco mais sobre o estilo Weizen.
Cheers!

Nenhum comentário:
Postar um comentário