domingo, 6 de dezembro de 2009

Rein Bock! Take 1!


Dia 21 de setembro de 2008, estava na hora de experimentar um novo estilo, da família das Lagers. Seria uma Bock, um estilo que já estava nos planos, por ser uma delícia de cerveja.
Pesquisei algumas receitas por aí e resolvi fazer uma personalizada. Separei os maltes e em seguida foram moídos.
A brassagem começou e pode-se ver na seqüência a variação na cor, devido à conversão do amido do malte nos açúcares fermentáveis e não fermentáveis.
Após a brassagem, a fervura e o lúpulo selecionado para dar o belo amargor à cerveja.
Após a fervura, a levedura foi inoculada e o mosto foi para a fermentação que durou até o dia 1 de outubro, quando seguiu para a maturação.
Por ser uma Lager, que leva esse nome pelos longos períodos de armazenamento, ficou maturando até dia 25 de outubro, quando foi engarrafada.
O resultado foi uma cerveja com características de uma Bock, mas certamente precisava de uma Take 2, para fazer alguns acertos na cor, no nível de álcool e na cerveja como um todo.
Estava quase no estilo Schwarzbier.






Rein Bock
(Take 1)
5,6% apv
ibu 36
Lote 11: 9x600ml




Espuma média, cremosa, bege meio escura e duradoura. Coloração marrom escura e um pouco nublada. Aroma de malte e lúpulo leve, com notas de caramelo, chocolate, mel e açúcar mascavo. Aroma mais presente de levedura. Sabor de média duração, mais presente da levedura, doce quase moderado e amargor moderado. Carbonatação média, final duradouro e amargo.

No próximo post, mais informações sobre o estilo.
Cheers!

Nenhum comentário: