quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Rein Dubbel


DUBBEL. Um estilo de origens belga e holandesa, parte das cervejas trapistas, feitas por monges trapistas nas abadias destes países. A ordem trapista, originou-se no mosteiro cisterciense de La Trappe na França. Os cistercienses estavam se tornando muito liberais e consequentemente regras restritas foram introduzidas por volta de 1664, sendo um dos princípios fundamentais a auto-suficiência, produzindo suas próprias cervejas para o consumo da comunidade e manutenção da abadia. Mais tarde, o mesmo esquema foi introduzido em outros mosteiros expandindo a ordem trapista. Desde então, até os dias de hoje, os monges vem desenvolvendo suas cervejas e mantendo uma tradição centenária, mantida por apenas sete abadias trapistas.

O estilo Dubbel se originou na abadia de Westmalle em 1856, como uma versão mais forte das cervejas escuras.

A cerveja Rein Dubbel, segue o sub-estilo Belgian Dubbel do estilo Belgian Strong Ale que possui algumas características como porcentagem alcoólica entre 6 e 7,6% e faixa de amargor de 15 a 25 ibu. Outros sub-estilos são: Belgian Blond Ale, Belgian Tripel, Belgian Golden Strong Ale e Belgian Dark Strong Ale.

Da família das Ales, de fermentação de superfície (ou alta fermentação), é criada artesanalmente com uma combinação de maltes e lúpulos importados, com destaque para a levedura típica das cervejas belgas, deixando um sabor e aroma bem complexos. É uma cerveja escura, levemente marrom e avermelhada, com média espuma cremosa. Bem encorpada, complexa e saborosa, com teor alcoólico mais elevado, levemente doce e um amargor equilibrado fundindo com os sabores do malte e da levedura.



A faixa de temperatura mais recomendada para se degustar a Rein Dubbel é de 7 a 10°C.

O copo mais apropriado para a degustação de uma Belgian Dubbel é: Goblet, na falta, basta utilizar um parecido.

Harmoniza muito bem com aves (pato, codorna, peru, chester), carnes (bife, rosbife), paella, risoto, peixes e frutos do mar (bacalhau, caviar, atum, salmão, truta, peixe frito, moqueca, lagosta, lula, sardinha), massas (com molhos variados, lasanha, canelone) e claro, queijos (minas, brie, camembert, gouda, prato, gruyère, roquefort e gorgonzola). Também com sobremesas como petit gateau e torta de chocolate.

última produção: Lote 27 - Take 2 - apv 6,1% - ibu 24 - 27x600ml
ingredientes: água mineral, maltes de cevada, trigo, aveia, açúcar mascavo, açúcar demerara e lúpulos.
Cheers!

*ibu é uma unidade internacional de medida de amargor; para ter idéia, a lager conhecida como Pilsen no Brasil, possui ibu de 8 a 15.

Nenhum comentário: