segunda-feira, 22 de março de 2010

Rein Brown Ale! Take 4!


15 de julho de 2009. Após um longo período sem novas brassagens, chegou a vez de buscar uma receita definitiva, ou apenas acertada como tinha em mente.
Alterando um pouco as quantidades das variedades de malte, inclusive alterando algumas variedades, procurei intensificar mais as características do estilo, buscando também a cor que estava nos planos desde o primeiro take.
Entre o início da brassagem e o momento antes da filtragem, já dava para notar uma cor bem interessante, além dos deliciosos aromas. Na filtragem do malte, a coloração ficou bem dentro do planejado.
Uma alteração em uma das duas variedades de lúpulo foi feita, incluindo agora um dos melhores lúpulos ingleses. Também voltei para a levedura dos takes iniciais, mais apropriada.



A fermentação levou 21 dias, um pouco mais que o planejado, pois a levedura parecia meio preguiçosa, mas aparentemente bem saudável e com aroma normal.

A maturação levou 31 dias, lapidando a cerveja.

Antes do envase, a cerveja aparentou uma porcentagem de álcool abaixo do esperado. Após o envase, resultou em uma cerveja bem interessante, bem dentro dos planos. Levando um tempo um tanto maior para carbonatar na garrafa. Após a pasteurização, a cerveja apresentou um excesso de CO2, espuma e consequentemente acabou compensando o baixo teor alcoólico.

Para a próxima, os maltes e os lúpulos serão mantidos. Umas possíveis modificações na curva de brassagem e uma atenção maior a esta levedura, corrigirão os excessos.

Espuma grande, espumosa, bege clara levemente avermelhada. Líquido levemente nublado. Coloração marrom clara, levemente avermelhada. Notas de caramelo, nozes, biscoito, palha. Leve cítrico do lúpulo e leve presença de levedura. Leves notas de frutas secas e cristalizadas. Sabor com média duração, amargor quase moderado. Textura meio cremosa. Carbonatação vívida. Final duradouro, meio amargo e levemente seco.

Cheers!

Nenhum comentário: