quarta-feira, 10 de março de 2010

Rein Lager Premium


LAGER PREMIUM. Um estilo que sofreu adaptações e mudanças com o tempo e com o país. Assim como o estilo Pilsen, de origem na cidade de Pilsen, Bohemia (atual República Tcheca) e na Bavária, os cervejeiros começaram a fazer experimentos com o armazenamento das cervejas em cavernas frias, utilizando leveduras de fermentação de fundo (ou baixa fermentação). Descobriram que as cervejas passavam a ter um sabor e uma claridade mais apurados.

Em 1842, com as novas técnicas, surgiu então essa nova cerveja, dourada, clara, feita com os recentes maltes mais claros juntamente com lúpulos nobres.

Com o enorme sucesso das cervejarias da cidade de Pilsen, outras cervejarias de todo o planeta passaram a reproduzir o estilo, tentando se aproximar e aproveitar do sucesso, chamando-as de Pilsner. Com o tempo, as cervejarias em todo o mundo foram reproduzindo este estilo e fazendo adaptações aos costumes locais ou até impondo adaptações para baratear o custo.

Tais adaptações geraram alguns sub-estilos, dos quais, incluem uso de cereais não maltados, como o milho e o arroz para reduzir custos e diluir o sabor e o aroma da cerveja em nome da leveza.

A cerveja Rein Lager Premium, segue o sub-estilo Premium American Lager, segundo o BJCP, que possui algumas características como porcentagem alcoólica entre 4,6 e 6% e faixa de amargor de 15 a 25 ibu. Este sub-estilo inclui cervejas que usam até 25% de cereais não maltados na receita, porém, a Rein Lager Premium utiliza 100% malte de cevada, como as cervejas originais. Outros sub-estilos são: Light American Lager, Standard American Lager, Premium American Lager, Munich Helles e Dortmunder Export.

Da família das Lagers, de fermentação de fundo (ou baixa fermentação), é criada artesanalmente com uma combinação de maltes importados, com destaque para a combinação entre o lúpulo deixando um amargor equilibrado, juntamente com um frescor floral. É uma cerveja dourada e espuma cremosa e duradoura. Encorpada, com presença de malte, teor alcoólico mediano e um amargor interessante de lúpulos nobres.

A faixa de temperatura mais recomendada para se degustar a Rein Pilsen é de 4 a 7°C.

Os copos mais apropriados para a degustação de uma Premium American Lager são: Pilsner, Mug e Stange, na falta, basta utilizar um parecido.

Harmoniza muito bem com aves (frango assado, frito, lingüiça de frango), carnes (lombo) e frutos do mar (camarão frito, peixe frito), massas (pizza) e claro, queijos (frescal, cheddar). Também com saladas, amendoim e batata frita.

última produção: Lote 25 - Take 2 - apv 5,6% - ibu 19 - 30x600ml
ingredientes: água mineral, maltes de cevada e lúpulos.
Cheers!

*ibu é uma unidade internacional de medida de amargor; para ter idéia, a lager conhecida como Pilsen no Brasil, possui ibu de 8 a 15.

Nenhum comentário: