quinta-feira, 1 de julho de 2010

Rein Dubbel! Take 2!


6 de janeiro de 2010, chegou a vez de aperfeiçoar a Rein Dubbel, apesar dos elogios da primeira versão. Fiz algumas alteração nos maltes, para ficar mais elaborada e acrescentei trigo não maltado e aveia em flocos. No lúpulo, mais uma variedade e também, coentro, típico em algumas cervejas belgas. Também aumentei um pouco a quantidade de malte e utilizei dois tipos de açúcar para elevar um pouco o teor alcoólico.


A fermentação ocorreu bem saudável por 11 dias, fermentando até dia 17, numa temperatura ligeiramente maior.

No maturador até dia 27, dava pra ver que a cerveja estava prometendo. Foi engarrafada e dia 12 de fevereiro já estava no ponto.

O resultado foi ótimo, ficando melhor que o take 1, com todas as características mais próximas ao que tinha idealizado, agora com o ibu corrigido, ficando dentro da faixa do estilo. Apenas acredito que dá pra acrescentar um pouco mais de especiarias, deixando a cerveja ainda mais complexa.

A espuma é média, cremosa, bege, meio duradoura e a coloração marrom. Aroma com boa presença de malte e forte presença da levedura, sem perder a harmonia. Entre os aromas pode-se perceber ares de caramelo, aveia, tostado, leves banana, chiclete, uva, uva passa, frutas cristalizadas, ameixas e temperos, dando boa complexidade. O sabor tem as características do aroma, também complexo, com boa duração, leve doce, amargor moderado e presença de álcool. A textura é cremosa e a carbonatação é quase vívida. O final é duradouro, amargo e seco.

Cheers!

Nenhum comentário: